afinal gambuzinos é com "o"



uuuuuuuhhh, que medoooooo ...

Última noite serrana. A caça aos gambozinos está ultrapassada. Bravo miudagem, especialmente os do 1º ano, que nunca tinham apanhado tanto susto (aqui para nós, eu ficaria lívido ... boooolas, na serra, de noite, uns lençóis com luzes por debaixo ... brrrrrr). Mas estão lá os mais crescidos que, juntamente com o apoio fantástico dos adultos, fazem do final uma brincadeira. Perde-se mais um bocadinho de ingenuidade, cresce-se um pedaço ainda maior ...

Mas isto é coisa preparada, ora vejam o que lhes é dado à laia de prefácio:
-----------------------------------------------------------------------
História dos gambuzinos
Há muito, muito tempo… na época em que os animais falavam e o mundo era muito frio, havia um lago de águas muito verdes onde viviam peixes de muitas cores e que falavam muitas línguas. Os peixes eram os gambus e o lago era o Lagozino.
Um dia a terra começou a aquecer, a aquecer e a água do lago começou a desaparecer. Com dificuldade em nadar, os peixes começaram aos poucos a adaptar-se à falta de água. As barbatanas começaram a parecer pernas, as guelras transformaram-se em bolsas respiratórias … começaram a ficar mais ou menos assim:
Isto é visto de frente… Porque por trás também tinham outro olho…
E a sua linguagem também começou a ficar estranha… todas as palavras começavam por Gam e terminavam em ino. Ninguém os entendia! E respirar começou também a ser muito difícil!
Como se reproduziam por ovos era muito difícil defendê-los dos outros animais, pois o lago ficou com pouca água e com poucas defesas.
Então o chefe resolveu fazer uma assembleia e construir uma nave, que levou três dos gambus mais inteligentes, à procura de um planeta onde podessem viver em paz.
Passados alguns anos a nave voltou! Tinha descoberto o planeta Gambuzo, onde poderiam viver em paz. E todos partiram!
Mas lá longe eles têm saudades do planeta terra e dos humanos, por isso, uma vez por ano, no mês de Junho eles regressam à Terra para matar saudades. Normalmente escolhem um adulto com coração de criança que os entenda para comunicarem…
E ficaram felizes por os meninos da CEBE os esperarem com tanta ansiedade!
Cada menino pode escolher o seu gambuzino, nome com que ficaram por virem do planeta Gambuzo, imaginá-lo gordo, magro, alto, baixo, azul, roxo ou amarelo. Mas só os pode ver com os olhos de imaginação e se o desejar muito!
Durante o mês de Junho, se olharem com muita atenção para o céu e virem uma luzinha muito forte a brilhar é a nave a chegar. Depois é só deixar a imaginação a funcionar.

-----------------------------------------------------------------------------

Estou a ler pela primeira vez, como a maior parte de vocês, e realmente a cebe é uma escola fantástica!!! Parabéns tia Lena. Estive mesmo para transcrever um comment da mãe do zé gui, mas peço-vos que o leiam no post anterior. Nunca é demais realçar a abnegação e carinho que as 2 Lenas, as 2 Carlas, as 2 Célias, Rute e Celso entregam aos nossos pequenotes e pequenotas. Também eles estão longe dos filhos.

Pormenores da aventura noturna não tenho, mas sei que já todos dormem nas respectivas camas. Mas a dormida não começou assim. Não temos registo fotográfico, mas a Célia adormeceu ensanduichada (!) por dois M´s do 1º ano. Ainda houve tempo para uns diálogos calmantes com a tia Lena, mas o cansaço venceu a ameaça do irracional e folclórico animal, que não pega durante muito tempo nas inteligentes cabeças dos filhotes.

Amanhã é o grande dia da partida (para eles) e da chegada (para nós).
Hora prevista de chegada: 17.30h em Sta. Apolónia. Cheguem um pedacinho antes, uns 15m. Teremos que organizar um grupo de pais para ajudar a tirar a bagagem. A criançada sai por uma porta, as bagagens estarão disponíveis noutra, ou seja, possível confusão.

Mais dois avisos:

1) as inscrições para a informática e o karaté acabam amanhã. Os esquecidos devem dirigir-se à secretaria ou, em último caso, telefonar.

2) a cebe teve finalmente as tão publicitadas honras de telejornal ... está gravado!

Acabo com uma surpresa para a mjoao, presença assídua, que merece sem dúvida o título de excepção. Aqui vai uma imagem de que ela diz ter saudades:



sim mjoao, são os ténis do filhote! Espero que lhe dê energia para mais um dia. um beijo.

Até amanhã a todos, beijos e abraços da CEBEEEEEE

Comentários

  1. Devo estar com sono. Quem é o "irracional e folclórico animal"?
    Falas na Célia, nos dois meninos do 1º. ano, na Tia Lena e depois atiras com aquela...
    Eu, que te tenho por bem educado, acho que não percebi bem. Ou então tenho de mudar de opinião a teu respeito.

    ResponderEliminar
  2. Oh paula, só pode ser do adiantado da hora.....

    ResponderEliminar
  3. É, a CEBE, as Lenas, as Carlas, as Célias, a Rute e o Celso que vão com os nossos filhos para esta fantástica aventura, os professores que também já foram antes, são pessoas ESPECIAIS. Criam o mágico para os nossos filhos e vivem-no com eles. Não admira que eles, os nossos filhos, sejam o que são, mesmo quando saiem da CEBE. E não admira que eles, os nossos filhos, chorem de saudades antecipadas no final do 4º ano.

    A 1ª vez que visitei a CEBE estava grávida da minha filha mais velha e a Escola ficou comigo desde aí. Vi os meninos do sala A que gatinhavam a vir ter comigo, os da sala B a mostrarem-me o seu peluche de eleição, os da sala C a trazerem-me um livrinho com bonecos para eu ver. Os dos 3, 4 e 5 anos levaram-me a ver a casinha e a garagem...
    OS MENINOS CONFIAVAM NOS ADULTOS QUE ESTAVAM NA ESCOLA!
    E a ESCOLA, a tia Lena e os restantes professores (como eles dizem, todos são professores) são deles.
    Obrigada.



    E obrigada, pms, por ofereceres aos restantes pais a História dos Gambuzinos.



    PS1: Um dos M's do 1º ano deve ser meu...
    PS2: Sorte, mjoão, sempre viste os ténis!!!

    ResponderEliminar
  4. Hoje acordei com o telefone a tocar. Era a Xana (mãe do Tiago - 3º ano)..."João, João, já viste os ténis do Duarte?" Eu mto estremunhada..a pensar estar ainda dentro de um sonho surreal!! levei algum tempo até perceber e soltar umas belas gargalhadas!
    Hoje o S. Pedro, concedeu-me o previlégio de não ter de ir trabalhar.
    E aqui estou de lágrimas nos olhos, algures entre a emoção dos ténis (valentes ténis, que aguentaram 4 dias de fortes chuvadas em cima do telhado dos pequeninos, enquanto as nossas "professoras" ensaiavam tecnicas de malabarismo)e as perninhas... (tão queridas)e a solidariedade e força conjunta que se cultiva nesta escola!
    Muito obrigada!
    Logo, ou muito me engano, ou vou soltar umas lagrimitas (que já começo a conter!).

    Que tal uma semana de campo de pais, enquanto os nossos meninos acampavam na CEBE em sacos cama? Eles iam gostar!!
    bj
    mj

    ResponderEliminar
  5. lena r, a ideia de pôr aqui a historia dos gambuzinos é da tia lena
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Caçar gambozinos é uma experiência única e irrepetível que só se pode fazer até aos, vá lá, 12 anos, ou mais um anito para aqueles que entretanto não conseguem arranjar namorados.

    Dizer o que são gambozinos é, além de impossível, uma tentativa de assassinato dos bichos. Porque os gambozinos existem, andam aí, mas não se pode revelar nada sobre eles, sob risco de desaparecerem para sempre.

    Por isso, se vão escarrapachar isso no próximo número pensem duas vezes e tenham medo, tenham muuuuiito medo. Porque os gambozinos não gostam que se metam assim com eles. E quem o fizer, sofrerá a mais terrível das consequências.

    Porque os gambozinos tudo farão para preservar as memórias dos que já andaram à caça deles e os sonhos de quem os vai caçar.

    ResponderEliminar
  7. Um dia o meu rico marido, que às vezes diz umas coisas de jeito, quando o filho lhe perguntou directamente se o Pai Natal existia, respndeu-lhe que o Pai Natal existia enquanto existissem meninos como ele.
    O miúdo talvez tenha ficado na mesma, mas a resposta é brilhante. À laia do Falcão de Malta, que afinal não era de ouro, mas sim daquilo com que os
    sonhos são feitos.
    Também os gambosinos existirão enquanto existirem os nossos meninos. Pelo menos, os do 1º. ano.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, então, à tia Lena pela História dos Gambozinos. Para os pais e mães foi de certeza o partilhar de uma experiência linda.

    ResponderEliminar
  9. Pois é, às vezes os pais têm essas ideias muito giras. O meu cara metade também respondeu aos filhos que o Pai Natal existia para todos os que nele acreditavam!!!

    ResponderEliminar
  10. rafael cardoso adoreia semana de campo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário