manual do progenitor valentaço

Andava eu e o Ramiro Porteleira (pai do Severiano dos 18 anos) pelo chiado, de alfarrabista em alfarrabista, quando deparámos com este livrinho que vem mesmo a propósito e do qual tirei algusn excertos ad hoc. Chama-se "Paternidade Valente" e é de finais de 67 ... o título induz em erro, por má tradução do título original alemão "Ravensburguer Ditriebssatlung", uma típica referência aos estilo sulista da baviera (agradeço confirmação). Correctamente seria "Paternidade do Valente", uma vez que o amigo, Dussel Vallent, lhe serviu de inspiração.

Herbert Ilmasseng, indivíduo de magníficas células procarioNtes, concede-nos aspectos relevantíssimos do seu estudo e avança algumas dicas de fácil assimilação, que vêm bem a propósito, agora que estamos a pouco mais de 24h da desiderata chegada a Sta Apolónia.
Mais do que um compêndio paternalista, este livro define, em traços pragmáticos mas ao mesmo tempo academicamente rigorosos, as premissas que o indivíduo possuidor de filhos deve ter, para ser "duro comás pedras e insensível cómó lacrau" no memento de um reencontro.

Algumas partes:

"no reencontro, o pai deve manter-se hirto e, numa atitude confiante, distante e desapaixonada, deverá beijar o filho na testa, ao mesmo tempo que a cabeça do petiz se encontra ladeada pelas palmas das duas mãos, em apoio físico (não sentimental) inequívoco."

outro, relativo ás mães:

"A mãe, devidamente ataviada e de saia até ao calcanhar, deverá soltar um suspiro profundo imediatamente antes de vislumbrar alguma parte do corpo da descendente a sair da composição ferroviária. Só depois deverá proceder ao ósculo, nas devidas proporções maternais, ou seja, repenicado em duas doses equivalentes para cada face, ao mesmo tempo que poderá emitir um ´divertiu-se?´ ou um ´a menina está toda suada, que maçada´"."

Deixo-vos com mais um texto e correspondente ilustração, que as há para cerca de cem, no referido livro:

"na altura da chegada da composição ferroviária, a mãe deve permanecer de costas para os vidros da carruagem, as suas costas fazendo um ângulo agudo com o plano lateral da carruagem, em atitude participativa para com outros pais, sem qualquer tipo de intenção de se virar, esboçando, sempre que possível, um sorriso entre o lascivo e o indignadamente perturbado. Só quando o petiz estiver completamente isolado dos demais e em atitude perdida, deverá a mãe virar-se para soltar um ´ah, cá estás tu...´". A ilustração que acompanha é bem exemplificativa:



Até loguinho e bjs especialmente para a pt ;o)

Comentários

  1. cuais valentaço, cuais carapuça!!!
    Cá para mim pelo menos as mães não vão nessa. E quando muito tens alguns pais a fazer o papel de mães descrito nesses excertos.
    É que isto de ser pai e mãe também evoluiu...Digo eu!!!

    Beijinhos e coragem (sem valentia) que já falta pouco!

    ResponderEliminar
  2. Vê-se mesmo que a ânsia aumenta pelo nº de comments que aqui a mãe do pinguim faz à medida que os dias passam...

    ResponderEliminar
  3. É difícil seguir ao pé da letra os ensinamentos do tal livro, ainda mais sendo eu brasileira (temos um estereótipo de sermos sentimentalistas). E para que ser tão rígidos, lamber acria é tão bom !!!!

    Beijinhos
    Cris Mendes

    ResponderEliminar
  4. Bem, eu estou sem palavras. O nosso bloguista pesquisador incansável só vai parar quando publicar um pequeno livrinho sobre esta experiência, creio. Revelou-se um artista, sim senhor, e mais não digo... quanto às fotografias, muitas almas penadas (como eu) continuam a brincar ao Find Wally, mas sem sucesso. Fica para amanhã, ;-) Quanto à Assembelia Geral, não posso hoje, mas fico contente que o bloguista não tenha cumprido as ameaças...

    Mãe da Joana (onde estás, wally?)

    ResponderEliminar
  5. olá a todos, isto era uma brincadeira com a "pt" que costuma comentar por aí ... amanhã façam o favor de lamber mesmo os filhotes, como diz a cris ;o)

    ResponderEliminar
  6. Obrigada ao sr do Blog pelas instruções comportamentais à chegada dos nossos meninos...eu que tenho andado cheia de dúvidas a esse respeito! Tenho receio é de naltura calcular mal o ângulo e entrar logo pela carruagem a dentro!!
    Os encontros neste "cyber-café" tem-me ajudado a passar melhor a saudade. E, confesso, tenho-me divertido bastante. Pena...pena...foi nunca mais ter visto, nem "aqueles" ténis que tanto me foram implorados...nem uma t-shirt das que costumo passar a ferro...nem a toalhita de praia azul a dois tons...Já ficava tão feliz!e mto menos aquele sorriso do qual já tenho tantas saudades .Para o ano, temos que contratar um repórter fotográfico, exclusivamente para o efeito!!!

    Quanto a amanhã acho que vai ser tudo ao "mosh" para cima dos meninos. Memo sem música, porq o que nos move mesmo é o nosso incondicional amor.

    Uma boa noite a todos.
    Uma noite feliz e divertida aos pimpolhos.
    Até amanhã
    mj (mãe Duarte - 3º ano)

    ResponderEliminar
  7. Acho que depois da chegada deles a Sta.Apolónia o "manual do progenitor valentaço" vai ser ligeiramente alterado... :) A começar por mim!

    ResponderEliminar
  8. Só ainda não percebi é quem é que vai logo à AG aprovar o orçamento e o plano de actividades.
    Ou isso é assunto de somenos?

    ResponderEliminar
  9. olá mãe do pinguim, por esta hora já tás deitada por isso amanhã já podes saber que o teu pinguim era um dos M´s ;o) tã kido ...
    beijocas

    ResponderEliminar
  10. Era óbvio que o meu pinguim era um dos M's, pms!
    Atenção, só vi este teu comment depois de escrever no post seguinte!
    É mesmo kido, o meu pinguim, sim senhor!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário