Um fim de tarde formativo

O workshop de 4ª feira, sobre problemática do desenvolvimento, contou com a presença das técnicas do CADIn e de vários pais, educadoras e professoras, que se reuniram no refeitório, para um fim de tarde deveras esclarecedor.

O objectivo era sinalizar as preocupações da nossa comunidade escolar relativamente a alguns tipos de comportamentos da miudagem. O que não estávamos à espera era que o pessoal do CADIn nos pusesse a trabalhar àquela hora ;o). Todos estavam à espera de uma palestra com débito natural de termos técnicos. Nada disso. Ao invés, a coisa decorreu de maneira surpreendente. Logo a abrir, fomos confrontados com o seguinte exercício: desenhar num papel o que esperávamos do workshop. Passada esta etapa, diga-se, esteticamente relevante (!), as formadoras pediram para nos agruparmos de acordo com a imagética comum manifestada nos desenhos. Lá nos agrupámos. Destes grupos iriam sair conjuntos de 10 comportamentos tipificados, uns que teríamos que escolher de papelinhos já impressos, e outros da nossa lavra.



A partir daqui foi fácil para as técnicas do CADIn identificar as preocupações dominantes do grupo presente, que se enquadram, no limite, em comportamentos atribuídos à problemática da Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA). Foram de imediato desmistificadas algumas interpretações erradas desta perturbação, mas também foram apontados alguns indicios que poderão ajudar pais e educadores a melhor entender esta problemática.



Mas o melhor está para vir, em Janeiro, com a segunda visita do CADIn à CEBE, para dar continuidade ao debate agora iniciado, mas mais aprofundadamente e na perspectiva de dotar a comunidade escolar de ferramentas de identificação/solução dos problemas e motivação para o encaminhamento profissional adequado.

Os que, por várias razões, não conseguiram assistir a esta sessão, poderão em Janeiro entrar no barco, que vão bem a tempo ... e vale bem a pena!

Comentários

  1. Tenho pena de não poder ter ido a este workshop, mas espero em Janeiro não faltar! Fico muito contente com esta iniciativa que mostra que esta é uma escola atenta não só à miudagem como aos pais. :) Parabéns CEBE.
    Rita Gorgulho,
    mãe da Marta e do Rodrigo

    ResponderEliminar
  2. Rita
    Vai perfeitamente a tempo na segunda sessão.
    Entretanto, preparam-se formações noutras áreas completamente diferentes, que serão anunciadas em breve.
    beijos

    ResponderEliminar
  3. Depois de muito tempo sem aparecer, aqui estou eu de volta para parabenizá-los pelo novo lay-out do blog. Está muito giro!
    Senhor (a) bloguista, o que é bom é para continuar.
    Quando será o outro workshop? tenho interesse em participar.
    Parabéns
    Cristina Brito Mendes
    mãe do João Alexandre (2º ano)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário