Colectiva de pintura

De volta, desta vez para mais uma "vivência de sala de aula".
Fizemos uma visita à sala dos 5 anos e foi difícil fechar a boca, que se manteve persistentemente entreaberta durante o período em que nos foram explicando a fantástica intervenção plástica desta miudagem.



O painel ocupa toda a parede lá no cantinho mais longe da porta e mede, bem à vontade, mais de 1m2. Foi feito em 3 fases: numa primeira foram definidos os contornos a canetas para se obter um grafismo de pormenor; numa segunda fase, os conteúdos foram preenchidos com lápis de cera; finalmente, a tinta para as grandes superfícies de fundo, para dar volume aos grafismos.

"Foi pintado no chão", disse eu, sem largar olho (a boca ainda aberta), conclusão que nasce da óbvia ausência de escorrências de tinta. "Claro", esclareceram-me. "isso implica uma mais valia em termos de motricidade, mas não só", continuaram. Este "não só" prometia. É que, quem olha para um trabalho destes julga que é só pegar em tinta, pincéis, alguma criatividade e vamos a isto que alguma coisa há-de aparecer ... nada disso. Estas coisas são programadas e servem para aumentar as competências da miudagem, em termos de pré-escrita, matemática, lateralidade, noção espacial, etc. "E como é que se vê isso tudo neste metro quadrado?", perguntei eu, já no limiar da ignorância ... "Fácil: Olhem aqui a pré-escrita":




"E aqui a matemática, então não vêm as formas geométricas predominantes? Os circulos, os triângulos, os rectângulos ..."





"Então e a lateralidade??" perguntei, na expectativa de poder colmatar a anterior impressão de ignorância, num contra-ataque cobardolas do género "ahah, apanhei-vos!".
"Mas isso é na fase de execução. Vão apreendendo a lateralidade, esquerda, direita, sempre que fazemos referência à colocação espacial da bonecada no conjunto global."

Digam lá se o resultado global e parcial não é fantástico? Reparem no volume desta casa. A aplicação de verde em mancha à direita será ingénua? intuitiva? mas resulta!



E as histórias que isto conta?
e estas formigas maravilhosas?


estão aqui em baixo, nesta faixa mais clara, em carreirinha ...

Vê-se mal, eu sei. Passem lá na sala para ver os pormenores.
Entretanto lá fui saindo. Foi a Wilma, já no corredor, que me disse:
"não se esqueça de fechar a porta, por favor ... e a boca (!!!)"

Comentários