Muito se tem escrito e dito sobre a importância dos professores, educadores e bibliotecários no desenvolvimento do gosto pelo livro e pela leitura nas crianças e jovens. No entanto, o papel da família torna-se também fundamental, não só no acompanhamento da aprendizagem da leitura e da escrita, mas no fazer despertar na criança o GOSTO pelo livro desde a mais tenra idade.
q Torne a leitura uma prática em casa: deixe que os seus filhos o vejam ler.
q Arrume os livros em lugares acessíveis: deixe que eles mexam nos seus livros, mesmo que não os saibam ler.
q Leia-lhes livros em voz alta: as crianças aprendem a ler por ouvirem ler bem.
q Se o seu filho pequenino pedir para lhe ler sempre o mesmo livro, faça-o, mesmo que isso o aborreça a si: a repetição ajuda-os a adquirir memorização e a noção de sequência.
q Encontre tempo para a leitura no dia-a-dia familiar – crianças que lêem pelo menos meia hora por dia serão potenciais bons leitores.
q Leve-os à biblioteca municipal da sua região: nela encontrarão actividades ligadas ao livro e à leitura, exposições e um sem-número de livros para toda a família.
q Entre com os seus filhos nas livrarias como entra em outras lojas.
q Compre ou requisite sempre livros adaptados à idade dos seus filhos — peça conselhos aos bibliotecários e aos livreiros.
q Nos aniversários dos amiguinhos, ofereça livros: os seus filhos perceberão que o livro pode ser um objecto de prazer.
Na página da Fundación Germán Sánchez Ruipérez encontrará mais informação sobre promoção da leitura.
OS LIVROS, A BIBLIOTECA E A FAMÍLIA
O livro deve ser descoberto com a ajuda dos adultos, que conhecem o significado das palavras, que ajudam a interpretar uma imagem, que chamam a atenção para uma determinada cor.
Os pais são, juntamente com os filhos, os protagonistas da leitura. Ninguém pode substituir a voz dos pais e os seus gestos face ao livro.
OS LIVROS
Não há dois livros iguais. Cada livro é diferente do outro e abre novas possibilidades para se falar com os filhos.
Os livros escolhem-se, folheiam-se; podem repetir-se muitas vezes, até que fiquem bem gravados na memória e não se esqueçam nunca mais.
Os livros não se esgotam numa primeira leitura; pode-se sempre voltar a eles e redescobrir um gesto, uma cor ou o som de uma palavra.
A BIBLIOTECA
A biblioteca oferece a possibilidade de entrarem com os vossos filhos num lugar tranquilo. Na biblioteca o tempo pára, não há pressas nem rotinas, é um tempo de descoberta.
Há dias em que nos apetece mais estar entre os livros, outros menos. Não há horas, não há meias horas. Deve ser um tempo de prazer, não de cansaço.
A biblioteca é uma sala de leitura, mas também um local de empréstimo de livros. É um espaço partilhado com outros leitores, com funcionários, com bibliotecários. É importante que as crianças vão conhecendo também a dinâmica da biblioteca e nela participem.
Ronda de Livros, Fundação Germán Sánchez Ruipérez, Salamanca
E a propósito de letras e livros aqui deixo o link do site onde Maria da Fonseca (a avó do Alexandre Bruno (3ºano) e da Ana Rita (5 anos)) apresenta os seus poemas infantis:
ResponderEliminarhttp://geocities.yahoo.com.br/mariadafonseca2004
Serão bemvindos!