Gambozinos, lamechices... e jantar.


A noite de hoje é, como todos devem saber, um dos momentos altos desta semana. Os antropólogos diriam que é uma espécie de Rito de Passagem, aposto. Longe vão os tempos em que os finalistas se esmeravam para que fosse verdadeiramente assustadora... e ainda bem que houve esta mudança, digo eu. Agora, e apesar de meter lençóis e "fantasmas", é mais uma festa que outra coisa. Ainda por cima, e ao contrário do que diz a Vox Populi, as criancinhas pequenas são muito espertinhas e, portanto, dificilmente são comidas por parvos. A Caça aos Gambozinos acaba, assim, por funcionar muito mais como o momento em que os finalistas se sentem muito importantes, é a eles que cabe a animação da noite e não descuram os preparativos (fazendo planos desde há muito tempo). Em anos anteriores resolvi (desculpem lá, mas tirando os bolentins diários, o blog funciona muito na base do livre arbítrio de quem o escreve) trazer para aqui imagens de Caças de anos anteriores. Desta vez resolvi fazer uma coisa diferente. Como em todos os anos tem que haver um post em que se homenageiam os finalistas do ano. Porque não, então, usar o anúncio da Caça para o fazer? Como? Esse era o meu problema, havia várias maneiras... depois de muuuuito pensar decidi que uma boa forma de o fazer seria, à la mode de Gordon Childe (ok, ok, não fujo à minha formação, mas o que é que posso fazer?), "piecing together the past" através de imagens. Depois pensei um pouco melhor e disse "Nã, não te ponhas com ideias que na tua qualidade de progenitora de um dos finalistas ainda te entusiasmavas e, babosa, enchias o blog de imagens", por isso decidi-me pelo óbvio: colocar aqui a primeira "fotografia oficial", no distante mês de Dezembro do ano de 1996, do grupo que amanhã tem o seu último dia "oficial" de CEBE. Na fotografia apenas estão, é verdade, dois dos actuais finalistas, o Duarte e o Tomás (o que teria acontecido à Bruna neste dia para não aparecer? A Marta, apesar de já ter nascido, ainda não tinha entrado para a sala A e o Francisco Vieira estava bem instalado - mas já prontinho a sair que a foto é de Dezembro - na barriga da mãe)... dizia eu que estão apenas dois dos actuais finalistas, mas a olhar para isto fica-se com a perfeita noção de porque é que a CEBE os marca. E dá vontade de ser como as velhotas amigas das avós e dizer "Como cresceram!!"... agora já são gente e tudo. É nestes momentos que uma mãe sente os anos a vergar-lhe as costas... mas ainda sente mais quando, por exemplo, descobre antigos cebianinhos por essa net fora. Por exemplo, no grupo CEBE do hi5. Até se esfregam os olhos ao olhar para certas caras "Não pode ser!! não é esta aquela coisinha de menos de um metro que me fartei de ver." Ai, vou parar com a conversa ou deprimo.
Aproveito e relembro aos pais dos "Finalistas" que há jantar hoje, na Portugália do Cais do Sodré às 20h...

Comentários

  1. E as criancinhas? Será que estejam bem?

    ResponderEliminar
  2. Há quem mande outros terem filhos (tipo irmãos e primos) e continuem a ficar por perto :D

    ResponderEliminar
  3. Maria Cristina, bebeste ou andas muito sensível aos argumentos dos que, a propósito da falência do Estado Social, resolveram adoptar um discurso natalista?

    ResponderEliminar
  4. Não será dificil arranjar substituto, vais ver. É só preciso empurrar alguém

    ResponderEliminar
  5. sim, cristininha, deprime...
    pena tenho eu, que agora não vou poder ter aqueles tempos em que ela ia para as reuniões não sei do quê, e passava lá horas, e chegava às tantas... e eu não tinha de a aturar!

    ah, outra coisa, essa qualidade desse scan tá uma boooosta, sabias? de tal maneira que a "Titi Paula" não reconheceu o louro.
    Também, quem é que leva o menino de gravatinha?!

    ResponderEliminar
  6. Que é isto? a formiga resolveu ter catarro, foi?

    ResponderEliminar
  7. ah! e não gozes c'a gravatinha do nosso injinho, tá bem?

    ResponderEliminar
  8. Então e o jantar dos finalistas papás? Como correu? Não podemos saber?
    Choraram? Riram? Empielaram? Contem tudo ou quase tudo, vá lá vá lá...

    ResponderEliminar
  9. o pai da beatriz sentiu-se durante um bom bocado um abençoado

    ResponderEliminar
  10. "Bendito sejas entre as mulheres", sounds familiar?

    ResponderEliminar
  11. Foi o que eu imaginei! Mas depois apareceram mais, certo?

    ResponderEliminar
  12. Apareceu sim senhor, o pai da Marta. Ah! e não havia jogo, imaginem se tivesse havido

    ResponderEliminar

Enviar um comentário